detalhe_noticia Ana Neri - Educação Profissional

04/08/2016

Ana Neri realiza Formacao Pedagogica para seus professores
Qualificacao docente contou com a palestra da coach internacional Valeska Trinta.

Para garantir a melhoria de práticas pedagógicas eficientes, o Ana Neri Educação finalizou, na tarde de terça-feira (02), a Formação Pedagógica 2016.2, que iniciou no dia 15 de julho, com a participação dos coordenadores e professores. Cerca de 150 professores participaram das capacitações.

O encontro foi aberto pela Coordenadora de Comunicação, Luana Carvalho, representando a Direção Geral. “Esse é um momento importante para nós, pois estamos completando 18 anos este ano. Foi um longo trabalho para chegar até aqui. Colhemos bons frutos, mas queremos mais, queremos ser melhores. Por isso, estamos focados em três eixos: melhoria na infraestrutura, na gestão e no ensino. Desenvolver isto passa por vários momentos, um deles é nessa nova relação com vocês”, disse Carvalho.

Em seguida, a Gerente Pedagógica, Clarice Rodrigues, destacou a importância do evento. “Essa capacitação, sem dúvida, vai ajudar os docentes a enfrentarem os desafios diários do magistério e aprimorar suas competências como docentes do ensino técnico do Ana Neri”, afirmou.

Depois da abertura e boas-vindas, foi a vez dos professores conferirem a palestra magna “Ensino Técnico com qualidade”, com a mestre e coach internacional Valeska Trinta, experiente profissional na gestão pública e em empresas privadas no ramo de educação, telecomunicações e mineração. Além disso, é consultora empresarial, instrutora do IEL/CIN e professora de cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão em diversas IES.

Durante a palestra, a coach abordou que a diferenciação metodológica é fundamental para garantir a qualidade do ensino. Depois, Trinta falou sobre a importância da formação de profissionais cidadãos críticos – que é um dos valores pregados pela Escola Ana Neri, e finalizou com várias dicas de como ser um bom educador e bom líder.

Segundo a especialista, a liderança está sustentada em quatro pilares. “Bons líderes tem uma visão compartilhada, conhecimento profundo do seu produto e inteligência emocional e espiritual”, garantiu.

Para a Coordenadora de Comunicação, Luana Carvalho, “tudo que a consultora falou está em total sintonia com o pensamento do Ana Neri, que pretende ser referência de formação profissional no Maranhão até 2020, sustentada pelos valores da cooperação, ética profissional e responsabilidade social e ambiental”, ressaltou.

Dando continuidade à programação, o Gerente de Recursos Humanos, Fernando Kudo, abordou o tema “Gestão por Processos”, que vem sendo implantada na empresa neste ano. “O gerenciamento com foco na abordagem por processos é uma alternativa importante para a projeção e consolidação da imagem da instituição e a satisfação do cliente”, explicou Kudo.

Depois, o Coordenador de Tecnologia da Informação, Marcelo Olate, apresentou os novos e modernos equipamentos de informática da empresa.  “Na busca por mais eficiência na sala de aula, o Ana Neri adquiriu modernos data-shows e computadores do tipo Chromebooks baseado no código Linux, que é um dispositivo excelente para navegação, não há travamentos, ele é rápido, seguro e não está sujeito a vírus e outras ameaças”, informou Olate. 

Para encerrar a capacitação, a equipe pedagógica da instituição abordou o tema “A aula e seus movimentos” a partir de tópicos como: planejamento do processo ensino-aprendizagem, a elaboração dos planos de aula e orientações para construção de instrumentos de avaliação.

A professora do curso de Recursos Humanos, Flaviana Almeida, conta como foi participar da capacitação. “O evento foi excelente, principalmente, por estarmos nos capacitando para educar bem e preparar melhor nossos alunos de educação profissional”, disse.

Treinamento Prático

Como parte da Formação Pedagógica, os professores do curso de Enfermagem das unidades Centro e Cohab, participaram de treinamento nos laboratórios de prática da instituição, no último dia 15.

“A intenção é que os professores repassem aos alunos as novas técnicas e práticas de forma a garantir que, durante as aulas, nossos alunos tenham contato com o que é feito no dia a dia pelo profissional de enfermagem no exercício de sua profissão”, explicou a gerente pedagógica Clarice Rodrigues.

Durante a capacitação, os docentes conheceram a tecnologia de novos materiais adquiridos pela escola, que estão sendo aplicados atualmente no mercado. Além disso, conferiram, durante a manhã, as palestras “Novas Tecnologias em Fixação de Cateter”, pela professora Danyelle Silva Martins e “Curativos: Teoria e Prática”, pela professora Virgínia Travassos Teixeira. 

As práticas aconteceram a tarde, no Laboratório de Fundamentos, onde os professores realizaram vários procedimentos como: braço para administração de medicamentos, lavagem gástrica, mobilização de paciente, intubação, entre outros.

Veja as fotos em nossa fanpage: Ana Neri Educação Profissional

Mais notícias

Ver todas as notícias

Fale Conosco
Centro (98) 3312 2705 - (98) 3312 2706 | Cohab (98) 3312 6060 | Bacabal (99) 3333 6655
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
2014 © Todos os direitos reservados - Ana Neri Educação Profissional