detalhe_noticia Ana Neri - Educação Profissional

24/10/2016

Ana Neri promove palestra sobre prevencao ao cancer de mama

Em apoio a Campanha Outubro Rosa, o Ana Neri Educação Profissional, promoveu nos dias 19 e 22 de outubro a palestra "Prevenção ao Câncer de Mama” para estudantes e colaboradoras da instituição, com o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce, além de desmitificar conceitos em relação à doença.

A palestra do dia 19 marcou o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama e teve como facilitadora a enfermeira e especialista em Oncologia Roseane Teixeira (Hospital do Câncer Aldenora Bello). Com o tema “Câncer de Mama: coloque em seu peito um laço de amor. Previna-se”, Roseane falou dos principais sintomas e conscientizou sobre a importância do diagnóstico precoce para as possibilidades de cura contra o câncer de mama. “O câncer de mama ainda mata milhares de mulheres no Brasil, todos os anos, e a melhor forma de combater a doença é a prevenção”, disse.

Segundo a especialista, obesidade, sedentarismo, menopausa tardia, história de câncer familiar de ovário, são fatores relacionados à doença. Além disso, ressaltou que a partir dos 40 anos toda mulher deve fazer mamografia anualmente.

No dia 20, a palestra foi voltada para as colaboradoras do Ana Neri Educação, tendo como facilitadora a enfermeira Marília Leite (Hospital Geral).

Na oportunidade, a palestrante alertou sobre os sintomas da doença e como as mulheres podem fazer o autoexame em casa. "Pode ser no espelho, no banho, deitada, na hora que a mulher achar melhor. Só não pode deixar de fazer", explicou Marília.

Em seguida, ela chamou a atenção para um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), onde mais de 60 % de mulheres que fizeram o exame foram diagnosticadas. "Esse é um dado preocupante e que só deixa ainda mais claro como o autoexame é importante. Toda mulher precisa se conhecer e se cuidar", enfatizou. 

Ao final da palestra as colaboradoras tiraram suas dúvidas e compartilharam experiências com a doença.

A campanha

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama é celebrado em 19 de outubro, no mês que ficou conhecido como Outubro Rosa, por meio de uma campanha para conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mama. Isso possibilita um tratamento mais eficiente, pois facilita a descoberta da doença logo no estágio inicial. O rosa é utilizado no laço que simboliza o combate contra o câncer de mama. Esse movimento nasceu nos Estados Unidos em 1990 e hoje é popular no mundo todo.

Mais notícias

Ver todas as notícias

Fale Conosco
Centro (98) 3312 2705 - (98) 3312 2706 | Cohab (98) 3312 6060 | Bacabal (99) 3333 6655
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
2014 © Todos os direitos reservados - Ana Neri Educação Profissional