detalhe_noticia Ana Neri - Educação Profissional

23/05/2013

Alunos do curso de Meio Ambiente realizaram visita à Usina de Reciclagem de Construções e Demolições Ilha Grande

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Ana Neri realizaram visita à Usina de Reciclagem de Construções e Demolições Ilha Grande (URCD). Coordenados pela professora Susiane Ribeiro, a visita foi a primeira ação da disciplina de Projeto do Curso de Meio Ambiente desenvolvida pelos alunos da turma TMA2N11CE.

A URCD é a única Usina de Reciclagem de Construções e Demolições do Norte/Nordeste. Localizada no Estado do Maranhão, a URCD tem como objetivo reintroduzir o entulho na cadeia produtiva através da reciclagem, transformando esse material, que não se decompõe na natureza, em novos produtos como rachão, britas e areias, podendo este ser usado em construção civil, estrutura de calçamento, terraplanagem, meio fio, paisagismo, obras de saneamento, pavimentação de rodovias, aterramento podendo ser adquirido por um valor quase 50% mais barato do que o material convencional. 

Atualmente a usina enfrenta dificuldades para vender seus produtos, pois além de não existir uma percepção por parte dos potenciais clientes, empresas de construção civil e prefeituras, não há fiscalização dos órgãos responsáveis para fazer valer a legislação ambiental, com destaque a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA de nº 307, que estabelece as diretrizes necessárias ao gerenciamento de resíduos da Construção Civil. A usina que iniciou as atividades com 24 funcionários, encontra-se atualmente com apenas 4, o que desencadeou uma queda acentuada na produção, ameaçando fechar as portas pela falta de clientes.

Segundo a Professora Susiane, São Luis não possui um aterro especifico para resíduos da construção civil e, levando em consideração essa temática, a professora juntamente com os alunos buscou desenvolver um projeto que mobilize os geradores de entulho, por meio do conhecimento e educação ambiental. Tais resíduos seriam destinados a URCD para serem reinseridos nas obras. Assim, o entulho que hoje vai parar em ambientes impróprios poluindo o meio ambiente e assoreando os rios, teria um destino mais sustentável trazendo ganhos ambientais, sociais e econômicos. “Sendo assim, a empresa ganha em economia e responsabilidade ambiental ao comprar um produto mais barato e ecologicamente correto no mercado”, afirma a professora.Identificando essa problemática através de uma visita técnica realizada com a turma acima citada de Meio Ambiente, a Professora do Ana Neri Susiane Ribeiro sugeriu aos alunos que trabalhassem esse tema na disciplina de Projetos, motivando-os a abraçar a causa.

Mesmo com o término da disciplina em julho, quando iniciará o recesso escolar, a Susiane Ribeiro pretende, juntamente com seus alunos, apresentar o projeto às autoridades competentes buscando parcerias com a Prefeitura e as empresas de Construção Civil, para que absorvam os produtos gerados na reciclagem e assim, desenvolver a Usina Ilha Grande.

Mais notícias

Ver todas as notícias

Fale Conosco
Centro (98) 3312 2705 - (98) 3312 2706 | Cohab (98) 3312 6060 | Bacabal (99) 3333 6655
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
2014 © Todos os direitos reservados - Ana Neri Educação Profissional