detalhe_noticia Ana Neri - Educação Profissional

30/05/2013

Programa Nacional de Inclusão de Jovens inicia atividades no Ana Neri
ProJovem tem o objetivo de elevar o grau de escolaridade visando à conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional e o exercício da cidadania

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem, realizou aula inaugural no Ana Neri, marcando o início das atividades. O evento, realizado nos dias 23 e 24 de maio, contou com a participação da Direção Geral, Diretoria de Ensino e a Pedagogia do Ana Neri. Participaram também os coordenadores, educadores e alunos do ProJovem.

A Coordenadora do Projovem, Fernanda Passos, ressaltou que o programa de inclusão, idealizado pelo Governo Federal, é executado em parceria com as prefeituras. Ela destacou que o programa busca atender jovens de 18 a 24 anos excluídos da educação regular, por isso, terá uma metodologia diferenciada e será baseado em três pilares: educação, com formação no ensino fundamental; qualificação profissional, para inserção no mercado de trabalho; e a inclusão social.

Segundo Fernanda Passos, “O ProJovem se constitui em uma política pública para a inserção de jovem na escola, bem como fomentar nos alunos uma consciência crítica, para que eles possam intervir no seu mundo de forma consciente e, assim, tornarem-se protagonistas da sua própria história. Por isso, as parcerias com instituições como o Ana Neri são fundamentais, pois são elas que vão desenvolver a educação técnica, incluindo assim a inserção de um eixo no programa que é a educação profissional”, afirmou a  Coordenadora do ProJovem.

A Superintendente da Área de Educação de Jovens e Adultos – SAEJA – Professora Áurea Cristina Borges, observou a parceria firmada com o Ana Neri e ressaltou para os jovens a importância do empenho dos mesmo para uma adequada formação.  “A coordenação do ProJovem foi buscar uma parceria com uma escola que tem história em São Luís por sua competência de formar. Em virtude desse esforço, os jovens que estão no programa também devem se empenhar para tirar proveito dessa parceria e, com isso, ter uma boa formação”, observou.

Pelo programa, os jovens recebem uma formação de 18 meses, entre atividades presenciais e atividades comunitárias. No final do curso, aqueles que tiveram o aproveitamento adequado recebem o certificado de conclusão do ensino fundamental e são encaminhados para o ensino médio ou profissional.

De acordo com a aluna Maria do Amparo, essa é uma oportunidade que os jovens, que estão inscritos no programa, devem aproveitar. “Eu estou amando a oportunidade, apesar de estar muito tempo fora da escola. É uma chance que eu estou aproveitando e dando o melhor de mim para aprender um pouco mais, ganhar uma formação e aprimorar o meu conhecimento”, disse Maria do Amparo Araújo Santana Santos, 27 anos, aluna do ProJovem.


Professores do ProJovem que estiveram na aula inaugural do dia 23 de maio.
Mais notícias

Ver todas as notícias

Fale Conosco
Centro (98) 3312 2705 - (98) 3312 2706 | Cohab (98) 3312 6060 | Bacabal (99) 3333 6655
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
2014 © Todos os direitos reservados - Ana Neri Educação Profissional