Experiência prática acontece nos setores de UTI e Centro Cirúrgico, em grupos organizados por turno.
Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Ana Neri deram início na última quinta-feira (25) ao tão esperado estágio supervisionado. A experiência acontece no UDI Hospital, uma das principais referências em saúde da ilha e integrante da Rede D’Or.
Antes de iniciarem as atividades no ambiente hospitalar, os estudantes participaram de um processo preparatório com aulas teóricas, práticas e treinamentos, incluindo simulações realísticas de procedimentos. Essa etapa foi essencial para reforçar a segurança, a postura profissional e a compreensão das rotinas de um centro hospitalar de alta complexidade.
Agora, divididos em turnos, os 20 alunos atuam em diferentes setores: UTI e Centro Cirúrgico. A vivência permitirá a cada grupo vivenciar na prática a rotina hospitalar, aplicando os conhecimentos construídos ao longo do curso.

A oportunidade de estagiar na UDI é resultado do reconhecimento do Ana Neri como referência na formação de profissionais de saúde qualificados. A instituição tem investido em metodologias inovadoras, corpo docente qualificado, laboratórios e centros de simulação realística cada vez mais modernizados, fatores que reforçam sua posição de destaque no cenário da educação técnica em saúde.
Sobre essa conquista, a Gerente de Ensino, Natasha Castro, ressaltou. “É uma grande oportunidade que os alunos tem de praticar aquilo que aprenderam durante o curso, acompanhados de profissionais de alto nível, então nossas expectativas são as maiores, esperamos que eles possam aproveitar ao máximo essa oportunidade e tenham um grande desenvolvimento profissional”, afirmou Natasha Castro.
A diretora geral, Loutegards Carvalho, destacou a importância da parceria. “Pra gente é um momento muito especial. Ficamos muito felizes em poder oportunizar aos nossos alunos uma vivência prática em um hospital de tão alto nível. Essa experiência renderá excelentes frutos, pois, durante o período de estágio, eles estão sendo avaliados visando a efetivação após concluírem o curso. Essa parceria reforça a posição do Ana Neri como uma instituição de referência na formação de profissionais de excelência”, disse a diretora Loutegards.
A aluna Márcia Cristina não escondeu a ansiedade para o início do estágio. “É uma oportunidade de muita aprendizagem e as expectativas são as melhores. Espero que possa aproveitar tudo e crescer ainda mais”, destacou Márcia Cristina.

No Ana Neri, cada etapa do aprendizado é pensada para transformar conhecimento em prática e preparar profissionais prontos para fazer a diferença na saúde do Maranhão.