Novo formato de apresentação estimula pesquisa aplicada, comunicação, trabalho em equipe e integração com toda a comunidade acadêmica.
A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é sempre um momento de bastante expectativa para os alunos, seja qual for a modalidade de ensino. No Ana Neri, esse processo ganhou um formato diferenciado, mais dinâmico e interativo, aproximando os estudantes do público e da prática profissional. Foi nesse contexto que a turma TRAD1V24CE, da Unidade Centro, realizou suas apresentações, como explica a coordenadora pedagógica, Rayane Teixeira.
“Nesse formato, os alunos podem exercitar as habilidades de comunicação, de pesquisa e de trabalho em equipe. Eles podem conversar com outros alunos da instituição, apresentando o que produziram e este material fica exposto na biblioteca onde toda a comunidade acadêmica pode consultar”, afirmou Rayane Teixeira.
A radiologia é uma área com diversas especificidades, circundada de cuidados essenciais para o bom andamento dos procedimentos, além de proporcionar ao profissional um vasto campo de atuação. “A radiologia é um universo, eles podem trabalhar em várias áreas como a radioterapia, mamografia, radiologia forense, odontológica e veterinária. Com esse conhecimento adquirido aqui, eles vão chegar com uma bagagem muito boa para conquistar o tão esperado espaço no mercado de trabalho”, destacou o professor Rômulo Viana, um dos orientadores da turma.
A turma foi dividida em três grupos, que apresentaram as seguintes temáticas: “Radioterapia na qualidade de vida do paciente”, “Radiologia Forense” e “A importância do uso de equipamentos de proteção individual na radiologia”.
A aluna Luna Safira relata o quão importante é trazer a luz a temática dos equipamentos de proteção. “Alguns profissionais da área não conseguem entender a importância da utilização dos EPI’S. Eles são cruciais na vida tanto dos profissionais quanto dos pacientes. É uma área que requer muito cuidado, principalmente pela radiação ionizante”, disse Luna Safira. Já a sua colega de equipe, Waleria Fernanda, celebrou o fechamento deste ciclo. “Estamos muito felizes pela conclusão do curso, de longe já viemos. Estávamos muito nervosas, mas correu tudo bem.
O novo modelo adotado pelo Ana Neri reforça uma formação mais prática, integrada e alinhada às demandas reais da área da saúde, garantindo que cada aluno finalize o curso não apenas com conhecimento técnico, mas também com capacidade de propor soluções, comunicar resultados e atuar com segurança e responsabilidade.



