detalhe_noticia Ana Neri - Educação Profissional

22/08/2013

Ana Neri realiza ação social no Asilo de Mendicidade (Lar do Idoso)
Ação teve o objetivo de proporcionar uma manhã de cuidados aos idosos e promover a prática da assistência em saúde aos alunos

O Ana Neri Educação Profissional realizou ontem (21), das 8h às 11h40min, uma ação social no Asilo de Mendicidade (Lar do Idoso), localizado no bairro São Francisco. A ação fez parte das disciplinas de Clínica Médica e Biosegurança e contou com a participação de alunos dos cursos técnicos em Enfermagem e Estética.

Com o objetivo de proporcionar uma manhã de cuidados aos idosos que residem no lar e promover aos alunos a prática da assistência em saúde, a professora do Ana Neri, Walquiria Silva, coordenou os estudantes na organização de um café da manhã e na realização de procedimentos como: atividade física, aferição de Pressão Arterial, banho no leito, realização do curativo, teste de glicemia, aferição de Sinais Vitais, corte de cabelo, massagem capilar e corporal.

Para Edilene Alcoforado, estudante do curso Técnico em Enfermagem, essas ações contribuem para sua formação profissional: “Na sala de aula aprendemos a teoria, por isso, é importante estar em contato com os idosos para colocarmos os conhecimentos em prática e também aprendermos com eles. Além disso, é gratificante ver a felicidade dos idosos com a nossa chegada. Essa é uma troca satisfatória que o Ana Neri nos proporciona”, disse a aluna.

A médica geriatra e especialista em saúde pública, Fátima Carvalhau, também falou da importância da interação dos alunos com os idosos, para ela “os idosos precisam de atenção e quando os alunos do Ana Neri chegam, cada um se dedica a um idoso e por isso, eles se sentem valorizados com essa atenção individual”, ressaltou a médica.

Para a professora do Ana Neri, Walquiria Silva, além da participação social e contribuição para desenvolvimento de políticas públicas do nosso Estado, é importante ressaltar o desenvolvimento pessoal do aluno, à medida que o mesmo obtém ganho de conhecimento pondo em prática a teoria adquirida em sala. “Com relação aos alunos do curso Técnico em Enfermagem, os mesmos realizaram cuidados de enfermagem com finalidade de manter a capacidade funcional  dos idosos e auxiliaram na adaptação das limitações do paciente, tendo em vista a prestação de cuidados de forma holística. Além disso, foi de grande importância à participação dos alunos do curso Técnico em Estética que puderam atuar na ação social empregando normas de higiene e biossegurança, contribuindo para promoção da saúde dos idosos lá residentes”, afirmou a professora.

Mais notícias

Ver todas as notícias

Fale Conosco
Centro (98) 3312 2705 - (98) 3312 2706 | Cohab (98) 3312 6060 | Bacabal (99) 3333 6655
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
2014 © Todos os direitos reservados - Ana Neri Educação Profissional