Notícias

Ana Neri Educação Profissional nomeia nova biblioteca em homenagem à Drª Terezinha Rêgo

O espaço recebeu o nome da célebre farmacêutica maranhense, reconhecida internacionalmente pelo estudo da flora medicinal no Maranhão.

“Sempre busquei valorizar a flora do meu estado e divulgar sua potencialidade para o Brasil e para o mundo”, disse certa vez a Drª Terezinha Rêgo. Esta mulher de célebres frases e um trabalho de valor indiscutível teve o nome eternizado na biblioteca do Ana Neri Educação Profissional, instituição de ensino técnico atuante há 26 anos no estado.

A emoção deu o tom na inauguração. A solenidade realizada na quarta-feira (22) contou com a presença de alunos e colaboradores, da sobrinha da homenageada, Elaile Carvalho, da coordenadora do Programa Farmácia Viva, Kallyne Bezerra e da fundadora do Ana Neri, Loutegards Carvalho. A diretora de ensino Luana Carvalho destacou a importância da entrega desse novo espaço, que ressalta o compromisso da instituição com a educação e desenvolvimento cultural e intelectual dos estudantes, professores e todos os que compõem o Ana Neri. 

“Nossa biblioteca carrega um nome inspirador de uma mulher ímpar, muito à frente do seu tempo que fez tanto pela saúde da nossa população. Hoje tivemos o privilégio de conhecer ainda mais a história de humildade, de dedicação à ciência e as pessoas através de pessoas tão próximas que fizeram questão de vir até a nossa casa compartilhar suas histórias conosco”, disse a emocionada Luana. 

 

Luana Carvalho, Diretora de Ensino, prestigiou a inauguração da Biblioteca Terezinha Rêgo

A escolha para o nome da nova biblioteca foi unanimidade na casa. A sobrinha de Terezinha Rêgo, Elali Carvalho, agradeceu imensamente a iniciativa e destacou o papel pioneiro da sua tia na ciência e educação. “Minha tia deixou um grande legado para a ciência, na área da farmácia, da botânica e da fitoterapia. Espero que essa homenagem renda inúmeras inspirações aos jovens e, principalmente, às mulheres, porque ela foi uma mulher de grande representatividade e simbolismo a todas”, destacou Elaile Carvalho.

Uma das grandes conquistas da Dra. Terezinha Rêgo foi o desenvolvimento do programa Farmácia Viva, que tem como intuito a orientação da população sobre o uso correto de plantas medicinais em municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para a coordenadora do projeto, Kallyne Bezerra, essa homenagem é majestosa, pois a Dra. Terezinha é uma referência para muitos. “Batizar a nova bliblioteca com o nome dela, é uma forma de eternizá-la. Agradeço imensamente ao Ana Neri por esse momento”, disse Kallyne. 

 

Elaile Carvalho relembrou a trajetória da ilustre Dra. Terezinha Rêgo

Durante a solenidade, foram apresentadas algumas ATRAÇÕES culturais que emocionaram os presentes. O poema de autoria da Profa. Reyjane Mendes e declamado pela coordenadora de comunicação e marketing, Raiza Carvalho, e as rimas do Alberto da Rima fizeram uma homenagem a todo legado da Dra. Terezinha Rêgo.

O ESPAÇO

A inauguração faz parte de um projeto de adequações e melhorias da instituição, que visa proporcionar aos alunos e funcionários um ambiente modernizado e acolhedor, possibilitando melhores condições para desempenhar suas atividades.  “Trouxemos a biblioteca para mais perto dos alunos, para que seja um espaço de acolhimento, onde os alunos possam se sentir produtivos, possam criar, estudar e compartilhar conhecimento”, destacou Luana Carvalho. 

Luana Carvalho e a fundadora do Ana Neri, Loutegards Carvalho

O ambiente modernizado, possui um grande acervo de livros, computadores e cabines de estudo e pesquisa. A bibliotecária Profa. Reyjane Mendes celebrou essa nova conquista para a instituição. “Estamos muito felizes com a inauguração e gostaríamos de compartilhar com nossos alunos esse novo espaço. Que eles possam se sentir à vontade para utilizá-lo da melhor maneira possível”, afirmou Reyjane.

MAIS FOTOS

× Atendimento Virtual